quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Análises a respeito do Pensamento

                                    Por  J. Karen



 O ódio é talvez o mais psicológico de todos os sentimentos. Por neutralizar a dor, ele nos torna mais fortes em nós mesmos e pouco aceitáveis aos outros.
  

Ao analisarmos nossos direitos estamos racionalizando nossas insatisfações. Conheci poucos capazes de raciocinar a cerca da paixão ou mesmo do amor, porque em um caso como esse a mente afeta diretamente o prazer imediato e prolongado. Chamo isso de "bloqueio mental conveniente". Pensar é uma das atividades mais paradoxas na vivência humana. Pode causar satisfação e dor, culpa ou absolvição. A idéia aqui é simples: deixamos fluir em nossas mentes os pensamentos satisfatórios à nossa auto-imagem e bloquiamos deliberadamente todo e qualquer pensamento incômodo.
    
     Na vida cristã, o Espírito Santo é o único capaz de "furar" o bloqueio. Ele nos mostra nossos erros a despeito de nossas artimanhas mentais.
   Todo aquele que valoriza-se a si mesmo de maneira exagerada consequentemente terá razões em demasia para validar todo e qualquer sentimento reprovável que possa ter; os homens possuem tantos pretextos quanto neurônios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário