segunda-feira, 29 de março de 2010

Cristianismo Ativo ou Ativismo Cristão?


                                                  Por J. Karen




Sou adepta e entusiasta de um 'Cristianismo Puro e Simples'. Mas, em alguns momentos parece que as coisas não são tão simples assim. Vejo tanta gente atarefada nas igrejas e fico mesmo me perguntando, bem aqui no meu íntimo: "qual será a motivação de cada uma delas? ". Muito obviamente alguém pode dizer: DEUS é a motivação! Começo a duvidar um pouco disso.
Bem, então resolvi escrever alguma coisa sobre isso. Acredito num Cristianismo autêntico e ativo, que demonstre suas convicções. É só uma questão de característica. Atitudes de amor devem ser características de uma vida cristã saudável. Não acredito no entanto, que um ativismo desenfreado seja condição para reconhecer um cristão autêntico. E nós sempre cometemos esse erro. Olhamos ao nosso redor e classificamos aqueles irmãos que tem 257 cargos na igreja, como pessoas mais espirituais. Mas isso, é claro deve-se ao fato de que nós julgamos o livro pela capa.
Mas, voltando ao cerne da questão, geralmente, olhamos para aquele irmão que só tem 2 cargos como: 'pouco espiritual', ou 'pouco comprometido' ( e quando uso a palavra 'OLHAMOS' estou mesmo me incluindo nisso ).
    ' Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria '
( 1Coríntios 13:2 )

Acho que as vezes me esqueço disso. Esqueço que ações robóticas e abraços domingueiros de piloto-automático não tem absolutamente NADA a ver com amor cristão verdadeiro. Todos nós ficamos por horas estacionados em frente a uma tela de computador ( tal e qual estou eu agora ), mas nos sentimos desconfortáveis em olhar por 5 segundos nos olhos de um irmão abatido. Nossas relações foram descaracterizadas, nossa verdade, pouco a pouco vai se desbotando. E todas as palavras de consolo e encorajamento que conhecíamos, foram substituídas por sorrisos virtuais. O que houve com o amor?

Não. Eu realmente não quero ser uma ativista, se isso acabar com todo o meu tempo, que poderia ser dedicado a secar algumas lágrimas.
Eu realmente não quero ser uma ativista, se isso fizer com que eu me sinta melhor do que meus outros irmãos em Cristo.

Mas quero viver um cristianismo ativo, que frutifica, e exemplifica a fé com seus próprio passos.

PS: E, se algum dia eu tiver que atender um chamado desesperado, de alguém que só precisa de um ouvido amigo, que eu saiba me desapegar das minhas tarefas rotineiras, pra demonstrar a verdadeira comunhão.

Um comentário:

  1. Gostei de suas observacoes, mas, creio que o termo ativismo cristao nao se aplica a realidade ai listada. A seria melhor usado os termos formalismo e ortodoxia, o cristao formalista e aquele que vive atarefado numa vida vazia e num cristianismo vazio e sem sentido, apenas segue a forma o metodo a liturgia. O cristao ortoxo e aquele que e cristao nao so na palavra mas, na essencia e na vida....Um mega abraco!

    ResponderExcluir