quarta-feira, 31 de março de 2010

Maquiando o velho homem.

                                                        Por  J. Karen


Nós vivemos em uma época de praticidades. Nossas atividades cotidianas não podem mais demorar tanto tempo para serem executadas quanto antes. E, mesmo correndo o risco de parecer velha ou careta, andei reparando que essas praticidades atingiram nosso quintal. Alguns dos conceitos mais importantes da bíblia estão sendo 'reavaliados' e modificados por uma nova 'visão pós-moderna ' do mundo.

Bem, existem um bocado de problemas nisso, mas não quero ser chata, e estender por demais o tema, então decidi avaliar só uma das mudanças que estão acontecendo.

" Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade." ( Efésios 4: 22-24 )

Não sei quanto a você, mas, para mim a palavra DESPIR-SE sujere algo permanente, que não pode simplesmente ir e vir sempre que queremos. Que despir exige esforço, e se esforçar não é uma coisa muito confortável de ser feita, tenho mesmo que concordar. Mas, o que a gente tem mania de fazer, é querer remendar o estrago. Dar uma melhorada no erro, mudar o nome. Ou como prefiro dizer, 'maquiar o velho homem.'  Isso significa que, ao invés de mudarmos de verdade nossas atitudes, e despojar o velho homem, nós simplesmente fazemos com que ele pareça um pouco mais apresentável, na igreja por exemplo. Uma boa camada de alegria bem espalhada com um pincel bem macio, um pouco de falsa espiritualidade, e uns retoques no canto dos olhos para deixá-los menores e limitar a visão, já parecem ser o suficiente para que continuemos desfilando por aí com nosso velho homem a mostra e atuante. Porque na verdade, é muito mais prático maquiá-lo, do que passar por todas as transformações verdadeiras e simplesmente nos tornar-mos nova criatura.

O que nós esquecemos é que, a maquiagem que usamos não é definitiva, e com o tempo, 'a máscara cai'. O barato sai caro, e o que levou menos tempo para ser feito, acaba levando uma eternidade para ser explicado. Então, o que vamos fazer? Entrar pela porta larga, o caminho mais fácil?


NÃO. Vamos nos transformar, ainda que demore, ainda que sangre, ainda que nos leve ao cansaço.
Cristo nunca nos iludiu. Ele nunca disse que seria fácil., até porque, nem mesmo para Ele que era o Filho de Deus, nada foi fácil, porque haveria de ser diferente conosco?

Vamos parar com esse comodismo. É hora de avançar em direção à Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário