domingo, 21 de março de 2010

De réu a juiz sem crédito.



                                                 Por  J. Karen




É quase que uma fantasia nossa. Acredito que da grande maioria dos cristãos, tanto de agora como de antes, sentar na cadeira de juiz e ter uma oportunidade para dar o veredicto. Como não 'ganhamos' esse direito, tomamos de assalto. Levamos para esse nosso tribunal particular todas as nossas experiências, boas e ruins, mesclando realidades e mentiras numa torta indigesta. E muito pior do que fazer a torta, é tentar 'enfiar' guela a baixo de todo mundo, nos sentindo senhores e senhoras de toda verdade cognoscível. Grande porcaria. Eu sempre me pergunto porque a gente se sente tão importantes a esse ponto. Ao ponto de menosprezar outra vida, a ponto de sentarmos confortavelmente em uma cadeira que NÃO nos pertence. Até parece que a gente não lê muito a Bíblia ( e realmente acredito que não leio o suficiente ). Deus sempre dizendo que a Ele pertence o juízo, que Ele é o Senhor , e etc, mas nós somos uma raça obstinadamente má. E dói. Dói principalmente quando me pego fazendo exatamente aquilo que julguei no outro a uma semana atrás. Fica aquela sensação horrível de indignidade e ignorância. Então, quando ouço o pastor dizendo lá no púlpito, parece que as coisas começam a fazer um pouco mais de sentido: " Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão." ( ROMANOS 14:13 )

Interessante essa questão. ' Não colocar pedra de tropeço no caminho do irmão'. Percebi que faço isso sempre que julgo, que aponto os erros, jogo sal nos olhos ao invés de enxugar as lágrimas. Me colocar como juiz não tem nada de justo. É cruel, é errado e principalmente, É INJUSTO!
 É injusto porque eu mesma cometo os mesmos erros que meus irmãos, e ainda que não os mesmos, cometo os meus próprios!  " Portanto, você, é indesculpável;pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas." ( ROMANOS 2:1 )

Não é uma verdade muito fácil de aceitar. E se você parar pra pensar um instante, a maioria das verdades não são fáceis. Mas, ainda que difíceis, são extremamente necessárias.

Por favor, vamos parar com essa hipocrisia. A gente faz um trato, aqui e agora. Vamos nos consertar ao invés de perder tempo apontando a vida dos outros. É hora de edificar!


Graça & Paz!

2 comentários:

  1. Realmente...Todo Julgamento Feito por nós reris mortais é infundado...apenas aquele que é uniciente, unipresente e livre de pecados tem invergadura moral para fazê-lo..e não existe ser vivente (na condição de mortal) que esteja apto a tal pratica...portanto acredito que seja nossa unica obrigação nos fazer solidarios aos que erram, para que um dia talvez possamos contar com tal solidariedade...

    ResponderExcluir
  2. éh...
    de fato uma verdade 'tão' simples de entender,
    mas que raramente comseguimos aceitar. Não é de hoje que nos recusamos a estar abaixo da justiça verdadeira(a de Deus),e queremos adiantar o processo do tribunal, a cada dia, apontando e acusando, julgando e condenaodo como se fossemos superiores, o escelentíssimo juíz...
    "novidade"..
    E'le já existe. o Único e Supremo...
    e fará sua justiça na hora e do modo que lhe convir!
    Quem somos nós para pensarmos que podemos fazer o papel de intermediar Suas decisões, quem acha realmente que E'le precisa de nossa ajuda para dizer aos outros que eles estão errados, quem erra, sabe que errou, nosso papel é o de estender a mão e apoiar o errante(como se nós não fossemos) para que não venha a cometer tal ou tais erros novamente...

    éh...

    pois éh...

    ...e assim vamos vivendo dia após dia.
    semana após semana.
    "julgamento" após "julgamento"!!!

    ResponderExcluir