sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Não somos humanistas!
Por J. Karen
Analisando o sentido literal da palavra, posso afirmar isso com clareza. Tenho visto muito desta cultura humanista em nós cristãos, ainda que implícitamente. É sorrateiro e temerário o modo como vamos adicionando mais humanismo no nosso cristianismo pouco a pouco, sem que se perceba com clareza.
No entanto, creio ser necessária aqui uma breve explicação do que apresento aqui como humanismo.
"Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como primordiais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.
A razão pela qual digo que não somos humanistas concentra-se em grande parte ao segundo parágrafo, no que se refere a uma negação de uma autoridade superior.
Sem mencionar é claro, meus pontos de vista contrários ao antropocentrismo, posso dizer que , muito embora a priori , muitos de nós descordem veementemente desse posicionamento, podemos perceber traços dele imbutidos em nossas rotinas e em nossos pensamentos mais íntimos.
Quando nossos egoísmos nos impedem de abrir mão de algo em benefício de outrem, o humanismo está presente. Quando lutamos muito mais por obter nossos direitos do que para cumprir nossos deveres, então, podemos perceber.
Tenho que dizer-lhes que SIM, nós temos alguém que é imensuravelmente mais poderoso e capaz, justo e eficaz do que nós, entre outros atributos incomunicáveis. Nosso Jesus, embora Filho de Deus, não agiu com arrogância:
"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. " Filipenses 2: 5-8
Mediante a isso, parece-me que não preciso dizer muitas outras palavras. O Cristo, nosso Salvador, humilde de coração e em ações. Existe alguma razão plausível para que não façamos nós o mesmo?
Pense Nisso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário